Escola Sabatina Online

Classe dos Professores da Escola Sabatina – Uma classe sumamente especial

Classe dosProfessores

Classe de Professores da Escola Sabatina

Uma Classe sumamente especial

A Classe de Professores da Escola Sabatina é uma classe sumamente especial e tem uma influência muito grande no crescimento da Escola Sabatina e da Ação Missionária. É o encontro de Capacitação, Crescimento e Aperfeiçoamento destinado aos professores da Escola Sabatina.
É difícil haver uma Escola Sabatina que funcione bem sem uma Classe de Professores efetiva. Um dos grandes desafios da Escola Sabatina é fazer com que ela funcione devidamente.
O(A) diretor(a) é o(a) responsável geral por todas as atividades da Escola Sabatina, porém pode delegar a direção da Classe de Professores para um dos diretores associados.
Apesar de ser uma reunião realizada especificamente para os professores da Escola Sabatina, a Classe de Professores não é exclusiva e, na realidade, ela deve ser considerada uma reunião aberta, e não é para estudar a Lição da Escola Sabatina; os professores devem estudá-la em sua casa.

Queremos compartilhar algumas idéias e princípios que devemos levar em conta para que a reunião dê resultados.

É preciso ter em mente os principais desafios e fatores desestimulantes que ela enfrenta, pode ser que ela não ofereça nada que faça a diferença para o professor na condução de sua Unidade e no ensino da lição.

–>Torne efetiva a Classe dos Professores desenvolvendo todos os módulos que lhe cabem: Avaliação; Momentos pedagógicos de capacitação; Principais pontos da lição e Programa missionário. Na maioria de nossas classes acontece apenas a Recapitulação da lição, mas se a classe for resumida apenas ao conteúdo, os programas da TV Novo Tempo e os recursos disponíveis na Internet acabam tornando desnecessária a reunião entre seus professores. Deve-se ter em mente que o objetivo da reunião deve ser a troca de informações, idéias e sugestões de ação entre os líderes, seguida pelo alinhamento dessas idéias e a definição de dois ou três tópicos da lição a serem enfatizados em todas as Unidades de Ação naquele dia.

O dia e horário pode não ser viável a todos. 

->A Classe de Professores da Escola Sabatina realiza-se uma vez por semana. Há algumas coisas que devemos considerar quando e que dia é melhor para a reunião de aperfeiçoamento docente.
Há uma tradição na igreja que essa reunião deve ser no sábado pela manhã antes da Escola Sabatina, contudo, temos que reconhecer que para alguns pode não ser o melhor dia, nem a melhor hora, pelas seguintes razões:

Primeiramente, desde o início da Classe de Professores ao término do sermão do culto divino, é um período de longo tempo, pode tornar-se cansativo.

Em segundo lugar, se os professores têm filhos, é um pouco mais difícil, trazê-los à igreja uma hora antes do início da Escola Sabatina e, muitas vezes, é simplesmente impossível. Nesse caso, o professor tem que escolher. E, em geral se escolhe trazer a família e deixar a Classe de Professores, se os filhos são pequenos ou adolescentes. Além do mais, a idéia de que toda a família esteja junta para vir à igreja, é um assunto que devemos promover e cuidar.

Qual seria então o melhor dia?

Em qualquer circunstância, o melhor dia é o dia combinado pelo grupo. Se o grupo decide, sob a liderança do diretor da Escola Sabatina, que o melhor dia é o Sábado pela manhã, então esse é o melhor dia para este grupo.
Outra opção possível é a sexta-feira à noite, após o culto familiar. Esta pode ser uma boa sugestão para a reunião da Classe de Professores também.
Em suma, os professores são livres para realizar sua classe em qualquer dia e hora, contanto que ela seja realizada e num momento que seja possível reuni-los. No caso de um grupo optar por um determinado dia e hora e outro grupo fizer uma outra opção, vale à pena manter duas classes em dias diferentes, contanto que todos aprovem e compareçam à reunião de aperfeiçoamento docente que a igreja tem a lhes oferecer. Pode-se também fazer um encontro online, permita que os próprios professores decidam se presencial, online, dia e hora para funcionamento da Classe de Professores.

Duração

A Classe de Professores deverá ser dividida em quatro módulos bem definidos, cujo tempo deverá ser determinado por cada grupo, sua duração é de uma hora, 45 minutos ou uma hora e meia.

MÓDULO 1 – AVALIAÇÃO

Como foi a Escola Sabatina do último sábado? O que foi bom? O que pode melhorar? Você tem sentido alguma dificuldade? O que podemos fazer?
O que não se pode medir, não se pode melhorar! 

MÓDULO 2 – MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE CAPACITAÇÃO

Os professores da Escola Sabatina podem ter as mais diversas profissões e, naturalmente, muitas delas sem nenhuma relação com o ensino, portanto, eles precisam ser orientados constantemente na arte de conduzir uma Unidade de Ação e ensinar adultos. Existem em nossas igrejas pessoas com formação na área pedagógica que muito poderiam ajudar se forem convidadas com antecedência. Elas poderão ministrar miniaulas na Classe de Professores, afim de capacitá-los. Busquem também literaturas com conteúdos e metodologias de ensino. Segue sugestões:
-Sou professor, e agora? Adolfo S. Suárez
-Didática Geral. Claudino Piletti
-Ensinando para transformar vidas. Howard Hendricks
-As 7 leis do aprendizado. Bruce Wilkinson

MÓDULO 3 – PRINCIPAIS PONTOS DA LIÇÃO

Os minutos que temos de recapitulação devem ser usados para três coisas básicas:

-Tirar dúvidas dos professores com relação a algum ponto da lição.
-Direcionar a linha de ênfase e abordagem para falarem a mesma linguagem diante de suas classes.
-Definir as lições práticas a serem extraídas, de acordo com a realidade da igreja.
Vale ressaltar que a Classe de Professores(nem a Unidade de Ação) não é um momento para repassar a lição tim tim por tim tim, é onde se discute, se há algum ponto que não está claro na lição e precisa esclarecer. O ideal é que nesse momento, haja um coordenador e que cada professor compartilhe com seu grupo.

a. Qual parte da lição para o professor é a mais importante?
b. Quais as passagens a serem discutidas na Unidade de Ação?
c. Quais os objetivos que ele tem para sua classe? 

Que cada professor tenha um tempo para apresentar aos demais, o que pensa fazer em sua Unidade de Ação.

MÓDULO 4 – COORDENAÇÃO MISSIONÁRIA

Este é o momento em que o Diretor Missionário da igreja deve coordenar o trabalho missionário a ser divulgado em cada Unidade de Ação:

A-Revisar o plano missionário da igreja.
B-Dar orientações sobre o programa missionário de cada Unidade de ação.
C-Relembrar as datas e programas especiais de evangelismo da igreja local, tais como: semana santa, semanas de oração, semana de colheita, etc.
D-Enfatizar as frentes missionárias dos pequenos grupos, duplas missionárias, classes bíblicas, etc e como estão funcionando.
E-Esse é o lugar onde se compartilham as necessidades que há no grupo, também onde se distribui os materiais que contribuem para o crescimento de cada unidade, especialmente no aspecto missionário como convites para evangelismo e programas especiais, folhetos para contatos missionários, manuais para esutod dos pequenos grupos, etc..
É aqui onde o grupo vai à ação. De nada serve levarmos a inspiração, sem a ação.

As classes sempre estão em crescimento, devemos estar atentos para formar novos professores, inclusive, oferecendo-lhes bons materiais.
Um bom livro seria “Técnicas de Ensino para a Escola Sabatina de Adultos” (CPB), que possui muitos artigos. Há também outros livros que foram produzidos em outras épocas e podemos utilizá-los com muita propriedade.

A Classe dos Professores é um lugar onde todos participam, onde são compartilhadas as preocupações, os êxitos e é estimulada a formação de pensadores. Os professores dos departamentos infantis, também precisam aprender e compartilhar com esse grupo de professores, dos seus êxitos, preocupações e lutas no trabalho com as crianças. Esta é uma reunião de inspiração e vital importância para o grupo.

Todo o tempo que dediquemos aos assuntos da Escola Sabatina não é suficiente. Pensemos qual a pessoa de maior influência na vida de um membro de igreja. Sem dúvida, a pessoa que tem maior contato com os membros é o professor da Escola Sabatina. Não há nenhuma pessoa que tenha uma hora por semana para estar compartilhando diretamente com o membro. Quanto tempo tem o ancião de igreja, ou um diácono para estar conversando com cada membro da igreja!
O professor tem que preparar 52 aulas de Escola Sabatina, de forma dinâmica, ilustrada, participativa e cheia de confraternização para atender às necessidades de cada aluno. É uma tarefa que nunca se acaba, por isso, nunca olvidemos o apoio que precisamos dar aos professores.

O professor deve ter classe pequena, pois quando o grupo é grande, no final, ele se torna frustrado, devido ao fato de não obter tal integração entre os membros de sua unidade, não tendo condições de assistir pessoalmente a cada irmão, nem atendendo às suas necessidades. O pequeno grupo facilitará o trabalho e toda esta técnica. E esta mecânica é a instrução que se oferece a cada semana na reunião de aperfeiçoamento docente, sendo este o fator de crescimento para que o professor cumpra sua missão.

Crédito imagem: Canal do Ensino

Deixe um comentário

Rolar para cima